top of page

Formação sobre as eleições com grupo de moradia

Foi realizado no CDHS, dentro da programação da Escola de Cidadania de Sapopemba, um encontro para discutir o processo eleitoral com o grupo de moradia que se reúne ali de 15 em 15 dias. O professor Rogério Arantes, parceiro da ECS, enfatizou a importância das eleições na história do país, o valor do voto e o que a análise sociológica das eleições brasileiras mostra como tendências para o pleito de outubro deste ano. Apontou que o Brasil possui um dos maiores eleitorados e maiores índices de participação do mundo. Segundo estudos, o povo brasileiro não vota apenas porque o voto é obrigatório, mas por ter incorporado a consciência de sua participação na disputa política, uma forma de incidir nos destinos da sociedade. Confira aqui fotos do encontro.

Âncora 1

Filme “Vai cair mais terra” na Escola de Cidadania

Em setembro 2018 a ECS acolheu em sua programação os cineastas ingleses, Sam Liebmann e Lee Mckarkiel, para a apresentação e debate em torno do filme “Vai cair mais terra”, que eles produziram a partir de um longo período de convivência com moradores, em especial uma família, da favela da Rocinha, no Rio de Janeiro. Essa família, formada por mãe, pai e dois filhos pequenos, morava em um barraco na parte mais alta e mais vulnerável da Rocinha, moradia extremamente precária e sujeita a desmoronamentos de terra e a incêndios, o que acontece realmente no filme. O filme retrata o dia-a-dia da família, com suas relações, suas lutas, seus medos, alegrias e sofrimentos, deixando os moradores falarem por si, expressando os sentimentos e vivências de toda uma comunidade que vive na exclusão social. O rico debate depois da projeção do filme concluiu que não poderá haver paz e segurança com índices de desigualdade social que fazem do Brasil um dos países mais desiguais do mundo. Vejam AQUI fotos do encontro de formação.

Âncora 2

Escola da Cidadania de Sapopemba completa três anos

Pensada como processo permanente de formação para a participação social e política, a Escola de Cidadania de Sapopemba (ECS) chegou ao seu terceiro ano (e meio) no final de 2018. Ela é voltada em especial para lideranças comunitárias e de movimentos sociais atuantes na região. Contudo, por mais de dois anos, ela tem privilegiado os/as educadores/as das entidades sociais que atendem a população na região, principalmente o Centro de Defesa da Criança e Adolescente (Cedeca), o Instituto Daniel Comboni, que inclui desde creche até cursos profissionalizantes para adultos, e o próprio CDHS. Os encontros mensais de formação têm propiciado uma aproximação e maior sinergia entre as várias organizações, fortalecendo a sociedade civil que luta pelos direitos da população mais vulnerável no distrito, que tem hoje 46 favelas. Os temas do segundo semestre de 2018 foram: 1. Mudanças no Estatuto da Criança e do Adolescente; 2. Vivências psicossociais dos marginalizados, através do filme “Vai cair mais terra” (veja outra matéria aqui); 3. Devolutiva de pesquisas acadêmicas feitas na região; 4. Escola sem Partido e a pedagogia de Paulo Freire. Confira aqui fotos de momentos da ECS no 2º semestre.

Âncora 3

70 anos da Declaração Universal: nota pública da Rede de Direitos Humanos

Âncora 4

Na ocasião do 70º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948-2018) em 10 de dezembro, um grupo de ativistas de direitos humanos, atuantes em projetos e entidades que, no Brasil afora, são ligados aos missionários combonianos – entre eles o CDHS e o Cedeca Sapopemba, – publicaram uma declaração comemorando a data e expressando desafios e esperanças de quem luta pelos direitos e em favor dos grupos mais vulneráveis aos ataques dos vencedores das eleições deste ano. Diante de um quadro político que desde o regime militar nunca foi tão preocupante, o grupo se sente fortalecido pela sua articulação e a solidariedade com a imenso número de coletivos e movimentos que organizam a resistência à onda neofascista que, neste momento, assola o Brasil. Confira AQUI o documento.

bottom of page